Setembro chegou, trazendo anúncios de primavera espalhados por aí… os vi no chão rosado, coberto de flores de jambo, no Sol que reapareceu atrás do prédio, se pondo bem na minha janela, no céu mais azul e iluminado. Estamos oficialmente no fim do inverno.
Agosto vai ficando para trás; foi um mês cheio de coisas por aqui, em que estive concentrada em trabalhos e alguns eventos. Foi, portanto, um mês em que li ou assisti menos. Nem sempre a gente dá conta de segurar todos os pratinhos lá em cima, não é mesmo? É necessário aliviar de um lado pra dar conta de outro, e isso é saudável. Assim também acabei atrasando o envio da news.
Mas vamos lá percorrer esta Trilha de hoje, que está bem latina, por sinal, como você vai ver. Ah… e não deixa de espiar a indicação bônus que vai após o texto, lá no finzinho… essa vale a pena! rs
A Casa dos Espíritos
Apenas um livro no mês de agosto… mas que livro! A casa dos espíritos é o primeiro romance da escritora chilena Isabel Allende e seu grande sucesso, que a tornou a autora renomada que é. Eu já havia lido outras obras dela, mas não esta, que é tão famosa. Tinha assistido ao filme ainda adolescente, sabia um pouco do enredo que acompanha a família Trueba e suas marcantes personagens femininas Clara, Blanca e Alba, mas já não me lembrava tanto assim. É um daqueles romances meio épicos, meio realismo fantástico, meio memórias de família, que vai atravessando gerações junto com a história social e política latino-americana. A escrita de Isabel é envolvente, sem rebuscamentos, mas com bastante propriedade de quem domina uma boa narrativa. Gosto do jeito como ela vai contando e, ao mesmo tempo, revela brevemente vislumbres futuros do personagem, como quem adianta alguns episódios e depois retorna ao ponto atual. Um livro para fazer companhia mais demorada mesmo, ler degustando com calma e apreciando a jornada!
Isabel
Já que eu indiquei o livro, vou trazer novamente a indicação desta minissérie que traça a biografia de Isabel Allende: está no Prime e se chama simplesmente Isabel. Em três episódios, conhecemos um pouco da história pessoal e de como ela se tornou a escritora que é; mostra, inclusive, o momento em que escreve justamente A casa dos espíritos, que se tornaria seu maior best-seller.
Joy
Este filme é de 2015 e fazia um tempo eu queria assistir, desde que vi alguma indicação não sei onde. Achei na Disney. Gosto muito de cinebiografias e filmes baseados em fatos reais, e foi isso que me levou a Joy. É a história de uma mulher divorciada com dois filhos, que vive uma situação familiar e financeira difícil, mas decide acreditar em seu sonho de empreender e ser alguém na vida. O enredo é inspirado na estadunidense Joy Mangano, que desenvolveu o esfregão Miracle Mop em 1989 e se tornou uma grande empresária, sucesso de vendas. Com quase tudo dando errado, ela precisou de muita coragem, determinação e persistência para conseguir conquistar seu objetivo. Inspirador!
Entrevista Rosa Montero
Essa indicação já andou rolando por aí, e claro que eu não ia deixar de conferir. A Rosa Montero é uma escritora espanhola premiada. Dela, gosto muito de A louca da casa, que fala de escrita e imaginação, e do romance A boa sorte. Outros estão na lista para ler em breve. Pois bem, Rosa foi a entrevistada do programa Roda Viva no início de agosto, e adorei conhecer um pouco mais dela, falando de seus livros, de seu processo de escrita, de suas obsessões literárias. Entre algumas falas interessantes, gostei de ouvir que “o escritor não escreve para ensinar nada, mas para aprender”. Coloquei aí o link do podcast em áudio, que foi como ouvi a entrevista primeiro, mas vale muito assistir pelo Youtube e vê-la na tela (com legendas).
O país dos poetas - Livros no Centro
Este podcast conta a jornada percorrida por Joana Barossi em busca de conhecer seu poeta predileto, Nicanor Parra, uma figura reclusa e peculiar. Eu não o conhecia, mas descobri que é um dos grandes nomes da poesia chilena, criador de um estilo próprio que chamou de anti-poesia, além de matemático e também irmão da cantora Violeta Parra. Dessa admiração de Joana por Nicanor surgiu a primeira antologia de poemas dele traduzidos por ela no Brasil, Só para maiores de cem anos (editora 34), publicada em 2018 - alguns meses após ele ter morrido, aos 103 anos de idade. Hoje, 5 de setembro, seria seu aniversário!
Bem, por hoje é só. Espero que você aproveite alguma dessas indicações… e me conta nos comentários alguma coisa legal que você andou lendo, assistindo, escutando?! Compartilha comigo, vou adorar saber!
Nos vemos na próxima Trilha!
Abraços literários,
Luisa Sá Lasserre
Mais bons passos nessa Trilha que, ainda que chegando levemente uma brisa depois do previsto, chega.
Como bem diz o poeta N. Parra, "Sin embargo las semanas son cortas / Los meses pasan a toda carrera / ylosanosparecenquevolaran"...